Meu cabelo cresce sim!

by 10:12 0 comentários
 Bom dia!!

Vocês acreditam  que até hoje tem gente que acha que cabelo crespo/cacheado não cresce?
Ou que cresce mais lentamente?!
Sim, esse mito ainda vive no imaginário de uma parcela da população que simplesmente não entende que cabelos como o nosso encolhem!


 O crescimento de um cabelo afro é totalmente normal, como o de um um liso ou ondulado, a diferença está simplesmente no fator encolhimento, que muitas de nós abominam, mas que para mim faz parte do charme do black.

 Exemplos do fator encolhimento:


                                                       Fotos tiradas no dia 24/07/2015




                                                            Fotos tiradas dia 03/10/2015

Em Janeiro estarei rumando para os 3 anos de BC (BIG CHOP), e uma coisa que aprendi é que cada cabelo tem o seu tempo!

Não adianta tentar fazer milagres, um cabelo saudável cresce em média 1cm por mês, agora, com o fator encolhimento a impressão que dá é que realmente os fios não cresceram nada.É frustrante, eu sei, mas existem artifícios para driblar esse fator: as texturizações. Fazer tranças e twists nos cachos e depois soltá-los amenizam um pouco o encolhimento e você ainda pode estar com um visual diferente a cada dia.

Tá vendo porque eu amo meu cabelo? Eu posso usá-lo da maneira que quiser sempre que quiser.
Para aquelas pessoas que desejam acelerar um pouco o crescimento dos fios, existem maneiras naturais e seguras de fazê-lo. No caso vou dar exemplos do que é bom para o crescimento dos MEUS FIOS, sendo que não é garantido para todos pois cada organismo é um.


                 Fonte da imagem: https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://comoserlinda.com

O oléo de rícino (mamona) é mágico para os meus fios, eu geralmente o aplico na raiz massageando levemente, deixo agir por algumas horas (mínimo 2) e depois lavo normalmente, o couro cabeludo o absorve e fortalece o bulbo capilar. É um óleo forte e grosso, tem pessoas que sentem dor de cabeça ao usá-lo (acontecia comigo mas depois passou). Eu costumo interromper seus uso após 3 meses de aplicação para deixar o couro descansar, geralmente depois de um mês volto com as aplicações.

               Fonte da imagem: https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://recursos.lojasrede.com.br

Outro elemento natural que meu cabelo ama é o Jaborandi, qualquer coisa que tenha essa planta ele agradece. Gosto muito de usar tônicos e hidratações vindos dela, hidrata demais meus fios. O tônico eu geralmente aplico (pouco) no couro cabeludo após a lavagem e deixo secar normalmente, também restrinjo seus uso a 3 meses, dando uma pausa geralmente mais longa.


Se tem uma vitamina que faz o cabelo crescer é a A, cresce igual mato (risos). Lembro uma vez quando ainda era lisa que cortaram muito minha franja e ficou ridículo, o que fiz? Usei faixa e presilhas por 1 mês e meio mais ou menos e enfiei a cara na cenoura, comia uma a cada dois dias e foi incrível, meu cabelo cresceu pelo menos meio centímetro a mais e já pude soltar a franja que passou para um tamanho "usável" na época. Mas vale a pena lembrar que tudo em excesso faz mal, inclusive vitaminas, pode acabar acontecendo o efeito rebote e aí adeus "projeto Rapunzel!

  • Outra coisa que vale a pena lembrar é: quando for investir em algo para o crescimento capilar o mesmo deve ser direcionado para a raíz. É meio óbvio, mas é o couro cabeludo que deve receber os agentes de crescimento, ele que vai absorver as propriedades dos elementos que você aplica.

  • Cuidado com o você passa no couro cabeludo! Ele absorve muito mais rapidamente os nutrientes que você fornece, ser for prejudicial...será um desastre.

  • Massageie seu couro! Sim, além de relaxante estimula a corrente sanguínea no local. Mas irrigação de sangue, mais células, mais bulbo capilar trabalhando, maior o desenvolvimento do fio.

  • Lave os cabelos de cabeça para baixo. Funciona muito pra mim, eu sempre lavo pela nuca e nunca (ou quase) pela frente, isso também leva mais sangue para o couro e você vai estar o massageando enquanto lava!

  • Outra dica é: lave na água morna, quase fria. Água muito quente prejudica os fios, elimina a oleosidade natural, trazendo assim o ressecamento, mas a fria não abre as cutículas o suficiente, principalmente as nossas que teimam em não abrir muito, tem gente crespa/ cacheadas que vê melhores resultados lavando na água fria (a cutícula não abre e os nutrientes ficam lá, aparenta agredir menos os fios), pra mim é relativo, mas quando quero fazer tratamentos mais profundos, escolho água morna, além de que o calor também estimula o couro cabeludo.

  • Para finalizar, uma coisa que eu sempre prego é: CABELO CRESCE DE DENTRO PARA FORA!
Isso é óbvio né?Sim, mas parece que tem gente que esquece! Não adianta investir nos produtos mais caros se você come mal e não bebe água. Tudo que seu corpo precisa para se desenvolver é de alimento e água. Vitaminas, fibras, cereais, proteínas e etc, se você não fornecer o alimento que ele precisa, como os fios vão crescer? Nem força eles vão ter, ou podem crescer e quebrar.

Bom, para aqueles que ainda acham que crespo não cresce:

                                                            Poucos meses após o BC.



                                                       Dois meses para os 3 anos de BC.


Outro efeito comum é o peso. Quando os cachos ganham peso o cabelo "desce", você perde volume (infelizmente), mas ganha comprimento, mesmo sem os fios terem crescido. 

Quanto mais crespo for o fio, maior o fator encolhimento.

Não adianta morrer de agonia esperando que seus cachos se desenvolvam. Demora? Muito, vale a pena? Vale, mas é melhor ter um cabelo curto e saudável do que um longo sem saúde.

Aproveite cada tamanho do seus fios, por incrível que pareça você ainda vai sentir falta dele curtinho (e da praticidade que vem com ele), mesmo que por um instante.

É isso, espero ter ajudado.
Um beijo e até a próxima!

Thaís Angel

Autora

Molas ao Vento.